A Administração de Condomínios é uma atividade cujo objetivo é o equilíbrio dos direitos e deveres de propriedade exclusiva individual e propriedade comum. Portanto, a Administração de Condomínios deve ser profissional e qualificada.
A função da Administradora de Condomínios é dar todo suporte e apoio ao Síndico na Gestão do Condomínio nas áreas: Financeira, Jurídica, Fiscal, Trabalhista, Manutenção e Conservação do mesmo.
Salientando que as atribuições do Síndico são definidas pelo artigo Art. 1.348 do novo Código Cívil de 2002. É preciso destacar que o Síndico é o principal responsável pelo condomínio, respondendo civil e criminalmente pelo o mesmo.
1 – Menos preocupação com a burocracia
Quando uma administradora de condomínios é contratada, todas as questões burocráticas são resolvidas por esta equipe – que possui total conhecimento sobre as documentações que precisam estar em dia.
Com ela, é possível ficar tranquilo com questões como a Receita Federal, por exemplo, e outros órgãos públicos. Por já ter uma bagagem de conhecimento, essas questões obrigatórias são todas resolvidas em dia, sem riscos de multa.
2 – Mais organização com os documentos
Muitos condomínios sofrem com a falta de organização dos documentos – perdendo alguns muito importantes, inclusive. Esse tipo de problema não acontecerá com a contratação de uma administradora de condomínios.
Eles são responsáveis por toda a documentação, pagamento de contas, conferência de tarifas e atendimento a fornecedores. Com isso, cada documento fica arquivado e agrupado de acordo com seu tipo.
3 – Assessoria para contratação de serviços
Muitos dos serviços que precisam de contratação de terceiros podem gerar muitas dúvidas e inseguranças para um condomínio. Quando há uma administradora dando assessoria, é muito mais fácil encontrar uma empresa de credibilidade e com um preço atrativo.
Com isso, além da vantagem de otimizar o tempo do síndico, há mais segurança ao autorizar a entrada de funcionários para o serviço ser feito com qualidade e rapidez.
4 – Um departamento jurídico à sua disposição
Uma administradora sempre possui pessoas aptas a resolverem questões jurídicas. Ter essa proteção é fundamental para que não haja problemas maiores quando leis ou acusações se tornam um problema.
Seus advogados podem dar toda assessoria ao síndico quando se fizer necessário. Desta forma, casos de processos ou necessidade de acionar a justiça por conta de problemas com moradores, toda a ação será administrada por um advogado competente.
5 – Cobrança de inadimplentes
Moradores que atrasam o pagamento por um longo período podem gerar grandes problemas – e uma administradora de condomínios possui um trabalho importante neste caso.
Ela fica responsável pelo trabalho da cobrança, evitando desavenças entre moradores e síndico. Desta forma, o trabalho é realizado de forma profissional, sem que haja problemas com interpretações errôneas. Todas as pendências de pagamento podem ser resolvidas com a ajuda da administradora. Sempre dentro das leis e normas do condomínio, de forma discreta e profissional.
São muitas outras vantagens que você ganha ao contratar uma administradora de condomínios para auxiliar na gestão. Quer saber quais são elas? Solicite um contato agora mesmo da JC GESTÃO DE IMÓVEIS E CONDOMÍNIOS LTDA e descubra como a gestão do seu condomínio pode se tornar ainda mais eficiente!
6 – Otimização do tempo de trabalho do síndico;
7 – Otimização dos custos do condomínio;
A contratação é feita através do síndico, municiado de uma cotação de mercado, a qual é apresentada para os condôminos em assembleia.
A lei é bem clara: Permite ao síndico transferir as funções administrativas.
Caberá aos condôminos aprovar e ou desaprovar a escolha, permitindo a contratação da mesma.